a parte cliente numa arquitetura cliente/ servidor. Tipicamente é uma aplicação que é executado num PC ou workstation e se conecta a um servidor para realizar algumas operações. Por exemplo, um cliente de e-mail é uma aplicação que possibilita enviar e receber e-mail.
(Client/Server) Arquitetura de processamento de informações e aplicações dentro de uma rede local (LAN) departamental ou corporativa que divide a carga de trabalho entre equipamentos de mesa, ou desktops (“estações de trabalho”) e um ou mais computadores com mais recursos de processamento (“servidores”). O princípio dessa arquitetura é o compartilhamento de capacidade e dispositivos.
em computação gráfica, cortar um pedaço de um gráfico com uma seleção específica. Muitos utilitários gráficos de bit-mapped provêm um clip que o habilita a desenhar uma janela em torno de um objeto e cortar tudo que está fora desta janela.
Cell Loss Priority, campo de 1 bit do cabeçalho da célula ATM que determina se uma célula será descartada durante a ocorrência de um congestionamento. Assim, uma prioridade será estabelecida pelo nó de origem da célula ou pela rede. Um CLP igual a 0 atribui a célula a mais alta prioridade de rede enquanto um CLP igual a 1 determina que a célula será descartada em caso de congestionamento.
Espécie de redundância de hardware utilizada em redes que, por desempenharem missões críticas, devem oferecer Alta Disponibilidade, a exemplo do que ocorre com os sistemas dos grandes bancos, que devem permanecer ativos ao longo das 24 horas do dia, sete dias por semana.
(Cutting Master Format) - protocolo que descreve como os dados serão escritos num disco ótico como um DVD.
Common Management Information Protocol, é o protocolo de gerenciamento no modelo OSI, não amplamente implementado. Pode ser também a sigla para Common Management Interface Protocol, que é um padrão ITU para procedimentos e formato de mensagens usado para troca de informações de gerenciamento para operar, manter e administrar uma rede.
(Complementary Metal Oxide Semiconductor) - tipo de tecnologia de semicondutores utilizada largamente em integração em larga escala que se caracteriza principalmente pelo baixo consumo de energia. Entre suas inúmeras aplicações descreve-se em memórias computacionais, sensores de câmeras CCD entre outras. O termo também é usado para se referir à descrição do hardware contido nas configurações da BIOS.
(Content Management System) - ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, é a base sobre o qual uma pessoa, empresa ou instituição pode divulgar informações e integrar seus colaboradores e clientes. O ato de redigir a informação, revisá-la, autorizá-la e todo o fluxo de tarefas involvidas estão presentes no centro do CMS, gerenciando o processo.
(Cable Modem Termination System) - Espécie de concentrador de acesso que conecta a rede de TV a cabo à rede Internet. Normalmente instalado no headend da rede de TV a cabo.
Abreviatura para Cyan, Magenta, Yellow e blacK, que são as cores básicas usadas em processos de impressão.
(Centre National d’Etudes des Télécommunications) - Centro de pesquisas em telecomunicações do governo francês.
(Confort Noise Generation) - Geração de Ruído de Conforto, técnica utilizada em voz sobre IP para gerar um ruído local de conforto de forma a impedir a sensação de telefone mudo para o interlocutor nos momentos de silêncio, tornando a conversação mais agradável.