GLOSSÁRIO
Para usar o glossário, digite o termo que deseja pesquisar na caixa abaixo. Ex: Se você digitar WAP, a pesquisa retornará: Um protocolo de comunicação wireless usado para transportar aplicações web para dispositivos móveis.

Digite o termo que você deseja pesquisar:
Começa com Contenha parte Termo exato Termo Fonético
0-9 TODOS A B D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Page:  1 2 3 4 5... PROXIMO »

CÓDIGO DE CORES

Código baseado em cores usado em componentes eletrônicos para identificar as propriedades destes componentes. Usado principalmente em resistores e alguns capacitores para identificar o valor de resistência ou capacitância. O princípio do código é atribuir a cada cor um valor indicando a quantidade ou o multiplicador. Por exemplo a cor vermelha representa o valor 2, a marrom 1 e assim por diante.

CÓDIGO DE LINHA

É a forma como o sinal elétrico irá representar a informação digital diretamente no par de fios como diferenças discretas de voltagem (com um valor fixo para cada símbolo digital utilizado). Tal informação digital é assim classificada como em banda básica e exemplos de códigos de linha são o NRZ, AMI, Manchester, RZ, HDB-3, entre outros.

CÓDIGO FONTE

Arquivo texto contendo as instruções lógicas de um programa de acordo com as especificações de uma linguagem de programação de alto nível. Este arquivo é escrito por um programador e é a entrada para que um compilador converta este código em código de máquina (binário ou executável), gerando assim um programa de computador para um determinado propósito.

C++

Uma linguagem de programação orientada a objetos baseada na linguagem C.

CABEAMENTO ESTRUTURADO

Padrão de cabeamento de prédios comerciais para suportar todos os tipos de trnasmissão de informação , incluído voz dados e imagens. O parão é independente do fornecedor do cabo e de equipamentos. As normas principais são a EIA/TIA 568 e a ISO 11801.

CABEÇA DE REDE

Centro de controlo de uma rede de televisão por cabo, que recebe os sinais (relativos, por exemplo, a canais de satélite), os processa e introduz na rede de distribuição por cabo, propriamente dita.

CABLE MODEM

Tecnologia empregada para comunicação de dados em alta velocidade, como acesso a internet, utilizando a rede de cabos coaxiais das operadoras de TV a cabo.

CABO CCE-APL

Cabo de conexão externa de baixa capacidade (2, 4 ou 6 pares) similar ao CTP-APL aplicado em instalações subterrâneas, como derivação a partir das emendas de distribuição até a entrada do assinante. Pode substituir o FE em certas situações como em assinantes que estão muito distantes.

CABO CT ou TAP

Formado por condutores de cobre, isolados com papel e envolvidos por uma capa de liga chumbo ou antimônio. A capa é impregnada por uma substância asfáltica e ao redor da mesma existe uma outra capa de PVC de cor preta. Usado em redes primárias.

CABO CT-APL

Similar ao CT ou TAP, porém possuindo uma capa APL (Alumínio Polietilenado) confeccionada com fita de alumínio lisa, rigidamente colocada à capa externa de polietileno preta.

CABO CTP-APL

Cabo usado em rede secundária que possui seus condutores isolados com uma capa de polietileno, numa combinação de 25 pares de cores. A capa do cabo é feita com fita lisa de alumínio rigidamente colocada junto à capa preta externa de polietileno.

CABO CTP-APL-AS

Semelhante ao CTP-APL, diferenciando-se deste por possuir internamente um cabo de aço (mensageiro), permitindo a auto-sustentação do cabo aos postes.

CABO DE PAR TRANÇADO

Termo utilizado para descrever o tradicional cabo de cobre que é utilizado para comunicações de curta distância.

CABO MULTIPAR

Cabo formado por múltiplos pares de fios, comumente usado em redes primárias e secundárias de telefonia.

Page:  1 2 3 4 5... PROXIMO »

Fale com a Dígitro

A Dígitro reserva-se o direito de revisar o conteúdo deste material sem a necessidade de prévio aviso. Alguns itens e serviços informados são opcionais e necessitam consulta comercial.