(Private Automatic Branch eXchange) Na verdade, o termo original para as centrais telefônicas usadas nas empresas era PBX (Private Branch eXchange), definindo equipamentos que exigiam a intervenção manual de um operador para completar ligações. Com o tempo, os PBXs foram se modernizando, o que resultou na automação desse procedimento. Hoje, os termos PBX e PABX são usados indiscriminadamente.
PABX que usa técnicas digitais para transmissão (PCM), controle e comutação (CPA-T) telefônica.
Diz-se do PABX que opera tanto na tecnologia de comutação TDM quanto IP, suportando ambos tipos de terminais.
PABX que é implementado pelas Operadoras de telefonia na central pública de assinante, permitindo que uma faixa de linhas de assinante se comportem como ramais de um PABX, tanto do ponto de vista de discagem quanto de facilidades. Podem receber diversas denominações, como centrex e RVI, por exemplo. Com o advento da telefonia IP houve uma retomada deste conceito, agregando novas funcionalidades proporcionada pela tecnologia VoIP.
BANDA BASE CONTROL PONTO TAXA SISTEMA DIGITAL SERVIÇO REDE SINALIZAÇÃO COMUTAÇÃO CHAMADAS DOMAIN BROADCAST MEMÓRIA CALL VIRTUAL LINHA ROTEAMENTO CONTROLE FILA RING TIME AGENTE LINGUAGEM CÓDIGO TELEFÔNICO PABX TELEFONIA CHAMADA ROUTING RAMAL IEEE INTERFACE RUÍDO CENTRAL CAIXA DADOS ACESSO CANAL DATA CENTER INTERNET FRAME TEMPO ACCESS TOKEN CABO PROTOCOL VOICE
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: