O Sistema Guardião realiza monitoração de voz e dados e oferece recursos avançados de análise de áudio e identificação de locutores. É uma solução feita especialmente para as operações de investigação legal. Flexível e modular, pode ser dimensionada de acordo com a necessidade do órgão de investigação. Sua interface é 100% web, permitindo ao analista acessar o sistema de qualquer lugar, de forma segura.
O Sistema Guardião dispõe de diversas funcionalidades que facilitam o processo de investigação.Os dados interceptados pelas operadoras de telefonia e pelos provedores de acesso à internet são armazenados pelo sistema, possibilitando o cruzamento de informações para a elaboração de relatórios de inteligência.
É importante destacar que o Guardião não realiza interceptações, já que apenas recebe e armazena dados e gravações. Essa solução só pode ser instalada nos servidores de agentes públicos com poder de investigação e aptos a operá-la. As interceptações acontecem mediante autorização judicial, de forma segura e de acordo com a legislação brasileira. O Sistema Guardião oferece recursos inteligentes para análise, cruzamento de dados interceptados e identificação de locutores.
O sistema possui ferramentas avançadas para análise de vínculos textual, georreferenciada, estruturada e gráfica, permitindo ainda uma análise integrada da informação ao possibilitar o tratamento das interceptações em um ambiente que integra gravações telefônicas, de rádio e dados trafegados na internet. Além disso, disponibiliza módulos específicos para a criação de um banco de vozes e identificação de locutores, bem como para a análise de áudio, utilizando tecnologia de keyword spotting.
O Guardião disponibiliza uma estrutura tecnológica capaz de oferecer os mecanismos mais modernos para autenticação, autorização e auditoria em ambiente web. O acesso é feito por meio de conexão segura, utilizando um teclado virtual e tokens (dispositivos geradores de códigos aleatórios). Porém, todos os equipamentos que acessam o sistema devem ser previamente identificados e autorizados. A transferência de dados é criptografada, com identificação dos destinatários e utilização de senhas. Vale destacar ainda, que o sistema Guardião utiliza o moderno módulo de backup proprietário Dígitro, EasyCall Backup.
Nota: A utilização do Guardião é restrita às autoridades com poder de polícia, de acordo com a Lei 9296.96.
Infográfico demonstra procedimento legal de monitoração. Acesse.